Na minha primeira travessia eu quase desisti: fui salvo por uma cara que nem sabia disso


Quando eu era criança e depois adolescente, eu admirava muito a natação, mas nunca tive a oportunidade de freqüentar uma escolinha e muito menos um clube com piscina. Aprendi a nadar como os meninos da minha idade e da minha época aqui em Florianópolis, por conta própria nas praias desta Ilha de Santa Catarina.
Mais tarde cursei Licenciatura em Educação Física sempre fui metido em esportes, mas natação sempre foi o meu ponto fraco.
Depois de formado, minha vida profissional e algumas escolhas que eu fiz, me tornaram muito sedentário e, além disso, fumei cigarros durante muitos anos. Mas faz uns anos, resolvi mudar meu estilo de vida. Parei de fumar e passei a nadar todos os dias como forma de me exercitar sem machucar os meus joelhos já que eu também havia ganhado uns “kilinhos” extras.
Incentivado por amigos e alunos da UFSC fui fazer minha primeira travessia de 1500m e no começo nadei mais forte do que deveria e quando eu cheguei à primeira bóia dos 500m estava extremamente cansado e me segurei na corda que estava amarrada nela. Então pensei em pedir para me puxarem para a praia. Nisso eu vi passar por mim um homem que nadava dando as braçadas só com um braço (ele perdeu a movimentação em um acidente).  Então, naquele momento, eu aprendi mais uma lição: se apesar da enorme dificuldade, aquele homem ia completar aquela prova nadando só com um braço, como é que eu com os dois braços e as duas pernas iria desistir. Então eu me soltei da corda e continuei nadando até completar aquela prova e não parei mais de nadar...
Às vezes eu conto essa história para incentivar alguém na natação ou diante de alguma dificuldade na vida. Outro dia eu contei para a Léia, do travessias.com e ela preparou uma surpresa que me deixou sem fala e eu não pude contar esta história naquele momento. Ela chamou-me para entregar as medalhas numa premiação onde estava o atleta que havia servido de estímulo para mim. Foi uma honra, um prazer e uma enorme emoção!

Aí está a foto do momento. O nome do atleta que me deu esta lição de perseverança é Marcos Aurélio Gonçalves o terceiro lugar na foto, a quem eu estou abraçando.



Comentários

  1. Eu já conhecia a história, mas sempre me emociono quando ouço (neste caso "leio") de novo. É uma bela lição de vida.

    ResponderExcluir
  2. Linda história. Parabéns!
    Uma verdadeira lição para todos nós.
    Grande abraço1

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    É uma bela história de superação.

    ResponderExcluir
  4. Caramba. Depois de tantos anos, e revirando e-mails antigos, encontrei este blog. Realmente fantástico! Osni, obrigado por compartilhar. (Alejandro)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História da Natação

Elias Salim Achar, o mascateiro libanês

Dicas para travessias ou maratonas aquáticas natação de águas abertas