História da Natação


A história da natação remonta aos tempos pré-históricos. Livros escritos 2000-1500 aC, incluindo a Bíblia fazem referências à natação. Foi usada principalmente nestes tempos como um meio de purificação.  A natação como forma de competição foi criada nos anos 1800 na Europa e foi incluída na primeira Olimpíada, em 1896, em Atenas, Grécia.

Ilustrações do antigo Egito mostravam homens nadando no mar e muitas vezes eles eram  representados praticando um estilo parecido com o nado de peito. Palácios egípcios, gregos e romanos eram freqüentemente equipados com piscinas ou banheiras.
A natação era também bastante usada em batalhas, os gregos foram muitas vezes considerados como os nadadores mais exímios e na Batalha de Salamina, depois que muitos barcos gregos e persas foram destruídos, há relatos de que todos os persas se afogaram devido à sua incapacidade de nadar enquanto os gregos se salvaram.

A história da natação é muito mais fácil de entender do que a de outros esportes. Sem qualquer equipamento um indivíduo pode entrar na água e nadar. Obviamente, aqueles países que tinham mais acesso à água foram os primeiros a adotar e praticar a natação.
A evolução da história da natação continuou durante a Idade Média. Muitos livros foram escritos sobre natação. Eles estavam mais preocupados com a na capacidade de não se afogar do que em praticar um estilo perfeito. Conceitos de salvamento e técnicas de nado começaram a se formar por volta do século 18 e 19 e o esporte começou a evoluir mais como competição do que apenas como forma de segurança da vida. Associações de natação e clubes surgiram por todo o mundo. Alguns dos primeiros países a sobressair na história da natação foram a China, Suécia e Alemanha.

As escolas começaram a acreditar que a natação era uma parte importante da educação para a vida e começaram a ensinar natação não apenas como uma forma de segurança, mas como uma atividade curricular.  Escolas e universidades começaram a adotar essas práticas e criar clubes e equipes de natação.

Competições começaram a surgir em torno de meados dos anos 1800. A Inglaterra foi o primeiro país na modernização do esporte e a ter uma piscina interna e uma equipe de natação. Eles começaram a formular novos estilos de natação, incluindo o “nado de lado”.
Pouco depois, as variações do estilo livre começaram a aparecer e o crédito disso não pode ser atribuído a uma pessoa, pois muitos foram os responsáveis ​​pelo desenvolvimento das técnicas.
Os Jogos Olímpicos de 1896 em Atenas foi o primeiro desafio real para o esporte. Durante os anos 1900 o esporte e viu um grande número de estrelas surgirem
O mais emblemático foi Johnny Weissmuller, o Tarzan original que nos seus dez anos de carreira nunca perdeu uma prova e ganhou cinco medalhas olímpicas

A ciência e a tecnologia começaram a desempenhar um papel importante no esporte ao longo dos anos 1900. Nestes anos, cientistas, treinadores e nadadores começaram a estudar técnicas para melhorar o tempo sobre e debaixo d'água.
Os maiôs começaram a mudar, assim como qualquer forma de resistência que pudesse ser controlada pelos envolvidos. Óculos, toucas, tampões e outros equipamentos de natação e treinamento evoluíram muito e ajudaram a melhorar o desempenho e o conforto ao nadar.
O esporte evoluiu para uma modalidade muito competitiva e divertida. E isso sempre foi um grande apelo, pois qualquer pessoa pode nadar.
 A natação no Brasil é um esporte que vem ganhando popularidade no país principalmente quando talentos individuais surgem. O Brasil participou pela primeira vez da natação nos Jogos Olímpicos em 1920. Hoje o país conta com atletas importantes no cenário das competições internacionais
Porém, antes disso, a primeira competição oficial que se tem registro é a travessia da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Ela ocorreu em uma disputa entre Joaquim Antonio Souza, de 19 anos, de Niterói e Theodor John, de 50, no ano de 1881. A cada ano, os dois voltavam a disputar a prova, com cada vez mais pessoas, que aderiam à manifestação esportiva. Esta pode ser considerada a primeira competição de travessias do Brasil.
A primeira piscina brasileira foi construída às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre/RS.
O primeiro Campeonato Brasileiro, na modalidade 1500m nado livre, com o percurso da fortaleza de Villegaignon até a praia de Santa Luzia, na baía da Guanabara, foi disputado em 1898 o campeão foi Abrahão Saliture

Em 1904 foi disputado o primeiro interestadual de natação que se tem notícia. O Clube Espéria, de São Paulo, organizou uma festa desportiva onde possuía uma raia de 350 metros de distância. Abrahão Saliture, competindo pelo Clube de Natação e Regatas, do Rio de Janeiro, acabou como campeão. 
Atualmente a equipe brasileira de natação é uma das mais respeitadas do mundo.

Fontes de consulta:

Comentários

  1. A fotografia com 8 nadadores e fundo verde, não é de nadadores brasileiros, trata-se da travessia do Alfeite, em Lisboa em 1908 ganha pelo inglês Rumsey e ounde participou o grande atlteta Mário Duarte. Esta foto pertence ao Almanaque de Aveiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Elias Salim Achar, o mascateiro libanês

Dicas para travessias ou maratonas aquáticas natação de águas abertas