VI Reveza 10 2011 Ilha de Anhatomirim Governador Celso Ramos Santa Catarina 04/06/2011

Cedinho, 5:00h da manhã o relógio despertou. Depois de um período de intensa mobilização para formar a equipe, era hora de levantar que estava para começar a sexta edição de uma das maiores provas de revezamento em águas abertas do mundo. O Reveza 10 é uma competição de natação em águas abertas por equipes. Cada equipe é composta de 10 atletas (três mulheres, um 50+, dois 40+ e quatro livres) e cada atleta dá uma volta (1300m) na Ilha de Anhatomirim no litoral de Santa Catarina.
As nove horas começaram a sair os barcos que levam os atletas, técnicos, acompanhantes e o público interessado para a ilha. Neste ano foram 27 equipes, num total de 270 competidores. Mas juntando todos, havia mais de 500 pessoas envolvidas.

Ao chegar na praia aonde partiriam os barcos para levar atletas e acompanhantes para a ilha nós já começamos a sentir as dificuldades que encontraríamos.
Estava frio e a sensação era pior devido ao forte vento Sul que soprava. A maré seca propiciava a formação de ondas altas e havia em função deste conjunto uma correnteza muito forte.
O percurso entre a praia e a Ilha de pouco mais de 2 km foi feita com a escuna balançando muito e respingando muita água para dentro do barco que era uma embarcação bem grande. Quando chegamos no trapiche da ilha, houve muita dificuldade para atracar. O barco grande balançava muito e chegou a romper um dos cabos que o segurava amarrado nas escoras do cais.

Foi dada a largada que era contra o vento e muita correnteza. Do outro lado da ilha, protegido pelo vento era mais fácil, mas ao completar a volta, no último quarto, estava outra vez muito difícil. Veja a largada no vídeo abaixo. O braço com a jaqueta azul que aparece no vídeo é o meu.

Nossa Equipe UFSC foi composta por: Fernando Diefenthaeler, Hugo Carlos D. Dodl, Osni Jacó da Silva, Adriana Menezes do Carmo, Lucas Mottin Corbellini, Antonio Renato Pereira Moro, Gabriele Salgado, Alice Maria da Nova Fernandez, Leandro Buss Becker, Henrique Marrot Mazepa e como Técnica Jamile Mendonça dos Santos. Todos fizeram o seu melhor. Parabéns!

Veja também a História da Natação:
Veja também a História da Natação em Águas abertas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Natação

Elias Salim Achar, o mascateiro libanês

Dicas para travessias ou maratonas aquáticas natação de águas abertas