Mergulho e natação em Fernando de Noronha.

Foi uma viagem rápida e decidida quase instintivamente.  Já fazia um bom tempo que planejávamos nadar e mergulhar naqueles mares. Nada muito planejado e organizado como outras que nós já fizemos. Talvez por isso tenha sido tão bom.

Primeiro dia
Florianópolis, Campinas, Recife e Fernando de Noronha.
Saímos bem cedo para o aeroporto.
Lá encontramos com os nossos companheiros de jornada: Marcos (nosso guia), Valdinei, Osvaldo, Roberta, Fabricia, Álvaro e Daniela. Além da Vitória e eu (Osni).
Só para variar e para motivo de gozação "alguém" que não vamos dizer o nome, só que começa com "M", esqueceu em casa a mochila que tinha, entre outras coisas menos importantes, as camisetas que iriam identificar o grupo.
A viagem de avião foi muito tranquila e sem nenhum problema. O pitoresco foi que a viagem entre Recife e Fernando de Noronha é feita nos aviões ATR, aeronaves pequenas mas bem confortáveis. A chegada e o pouso foram um espetáculo.  Aquele arquipélago isolado no meio do oceano Atlântico visto de cima é muito lindo com um litoral cheio de praias e costões cada um diferente do outro.
Assim que chegamos fomos direto a pousada Mabuya. Fica na Vila do Trinta. Bem simples mas muito limpa e organizada.  A dona Ilza nos recebeu muito atenciosa e isso se manteve durante toda a nossa permanência.
Uma vez instalados, fomos dar uma corrida. Aproveitamos a passarela que existe ao longo da BR 363 (única na ilha e com 7.5 Km de extensão) e corremos até o porto e voltamos. Foi muito bom.
Depois fomos em busca do jantar.
Depois de algumas indicações fomos num boteco com nome bonito de "Restaurante do ..." . Só tinha uma pessoa lá. Ele era o cozinheiro, garçom, caixa e ainda pescava o peixe que vendia ali num prato com feijão e arroz. Foi nossa primeira experiência com os preços da ilha. Nossa! É tudo muito caro e em alguns lugares a higiene não é lá essas coisas. Por exemplo uma cerveja long neck pode custar 15 reais.

Segundo dia
Levantamos cedo pois queríamos aproveitar bem o dia.
Depois do café descemos para a área do porto para fazer um "aquasub". Consiste em ser rebocado por uma lancha segurando uma pequena lâmina de acrílico usando uma máscara de mergulho e um snorkel. Dependendo do modo que você inclina a lâmina, desce em direção ao fundo e depois sobe rapidamente para a tona.  Foi ali que tivemos o nosso primeiro contato com o mar de Noronha.  Já consegui ver ali muitos peixes, um pequeno tubarão e algumas tartarugas de pente.  Foi muito bom!
Pulamos da lancha do aquasub para a da operadora de mergulho, pois tínhamos contratado dois mergulhos para aquele dia. Fomos eu, a Vitória e o Valdinei mergulhadores certificados.  Também convencemos a Fabricia a fazer o seu batismo lá.
Eu e a Vitória já tínhamos feito mais de 20 mergulhos mas estávamos três anos sem submergir.  No começo, como prevíamos foi um pouco difícil. Mas aos poucos fomos nós soltando e melhorando a nossa performance. Os instrutores da Atlantis foram muito gentis e nos ajudaram bastante. Especialmente o Otávio e o Vitor.

Mergulhar em Noronha é uma experiência ímpar.  A visibilidade na água em um dia ruim excede os 25 metros. Lá existem muitos dos melhores pontos de mergulho do mundo. Como o vento era de sueste o local escolhido foi Buraco do Cação ao lado da Ilha do Meio um local bem calmo e protegido do vento.
Há uma vida muito diversificada ali embaixo. Foram muitos peixes de várias as espécie e cores. Tartarugas, lagostas, raias e para a nossa surpresa havia vários tubarões.  Fizemos duas submersões no mesmo lugar.  No final já estávamos bem mais soltos e tínhamos recuperado a nossa confiança, então pudemos aproveitar bem mais as belezas do local.
Nesse dia, encontramos um restaurantinhocom um buffet por quilo que se tornou nosso local de almoço preferido. Não era nenhuma maravilha mas quebrou o galho.

Terceiro dia
Levantamos bem cedinho. Em Fernando de Noronha há uma diferença de fuso horário de uma hora. Ou seja, lá é uma hora na frente do horário de Brasília.  Isso atrapalha um pouco no começo, mas depois acostuma. Nesse dia tínhamos mais dois mergulhos outra vez.  O primeiro foi ali na Ilha do Meio. Vimos basicamente os mesmos peixes. Mas encontramos uma tartaruga de pente enorme. Deveria pesar um 500 kilos. Estava comendo e continuou fazendo isso.  Nem deu bola para nós.
Depois de um breve descanso descemos outra vez, agora no Canal da Ilha Rata.  Fomos lá para encontrar os golfinhos que logo apareceram e passaram a seguir o nosso barco. Nós tivemos que descer rápido, pois o mar ali estava bem agitado. Afundamos 22 metros e encontramos outra vez  uma fauna exuberante. Muitos
tubarões que passavam por nós sem se importar com a nossa presença. Lagostas enormes nos olhavam  curiosas de dentro das suas tocas.  Um cardume enorme de Sargos estava docilmente embaixo de um lageado nos esperando para as fotos.
No final desse mergulho os instrutores nos falaram da possibilidade de fazer um mergulho noturno. Nós topamos de cara pois ainda não tínhamos feito um.
Descansamos toda à tarde. As 18 h já estávamos lá no porto de novo esperando o barco da Atlantis.
Fomos lá para a Ilha do Meio para fazer a nossa aventura noturna.
Depois de um briefing para relembrar as principais orientações e combinar o roteiro, devidamente equipados e com lanternas, pulamos no azul escuro do mar. Afundamos com nossas lanternas ligadas. Estávamos todos um pouco tensos. Nos reunimos lá no fundo e ficou tudo muito calmo e a tranquilidade voltou. Os bichos da noite são muito diferentes dos do dia. Os peixes miúdos sumiram. Só ficaram os grandões.
Eu fui o primeiro a ver um bicho diferente: uma tamarutaca ou lagosta sapateira passou apressada com suas patinhas minúsculas e foi se camuflar na vegetação. Logo em seguida encontramos um enorme tubarão lixa de uns 3 metros adormecido dentro de uma caverna. Mais a frente reencontramos aquela tartaruga enorme que já havíamos visto. Mas desta vez ela estava dormindo profundamente numa toca. De repente ,  acordou subiu, respirou e voltou para o mesmo local dormindo outra vez. Vimos também o belo camarão palhaço.
Enfim foi uma experiência inesquecível. Durou 40 minutos.  Depois fomos comemorar jantando em um ótimo restaurante perto do  porto. Prato que escolhemos: peixe!

Quarto dia
Mais um dia no mar. Começamos com a natação. O Marcos estabeleceu um percurso que começava na praia do Porto e ia até na praia da Conceição num total de uns 2500 m aproximadamente.  Nós alugamos uma canoa havaiana e as mulheres e o Osvaldo que não estavam treinados para fazer aquele percurso foram remando e nos acompanhando. No meio do percurso eu escutei um barulho muito forte.
Achei que tinha um avião voando baixo por ali. Mas não vi nenhum avião.  Então notei que o ruído semelhante ao urro de um leão vinha de um rochedo. Quando as ondas batiam ali provocaram a passagem do ar por uma fenda estreita fazendo aquele ruído. Imaginei alguém passando ali navegando sozinho à noite. Deve ser assustador.
Depois da nadada,   deixamos as mulheres na Conceição e voltamos remando a canoa havaiana. A Roberta foi a timoneira gritando o mais alto que podia "Hip Ho". Eu nunca tinha feito isso é achei sensacional. Excelente exercício para os braços,  o tronco e as pernas.
Depois de almoçar voltamos ao mar? Agora para um tour de barco pelo mar de dentro e sua belíssima costa. Fomos até o "Buraco da Raquel". Uma buraco enorme numa rocha à beira mar feito pela erosão marítima.
Na volta ainda encontramos tempo e forças para cair na água na belíssima praia do Sancho.
Foi nosso último contato com o mar de Noronha.
A noite eu a Vitória, o Álvaro e a Daniela fomos jantar para comemorar o fim da nossa viagem. Que foi ótima.

Quinto dia
No dia da viagem de volta eu sempre gosto de fazer as coisas com calma.
Então acordamos só quando abrimos os olhos, fomos para o simples mas delicioso café da pousada sempre acompanhado de deliciosas tapiocas feitas na hora e ao gosto de cada um.
Depois, eu e Valdinei,  fomos à operadora de mergulhos escolher as fotos para comprar.
Saímos deixando para trás a impressão de que temos que voltar lá para fazer outras coisas que não deu tempo para fazer desta vez. Por exemplo,  percorrer a ilha por terra e mergulhar no naufrágio da corveta.
Quem sabe um dia voltamos?