Desafio 10 km de natação: descendo o rio da Guarda do Embaú SC

Osni, Hugo e Solange minutos antes da largada

            Faz uns cinco anos que eu, depois de parar de fumar, o que fiz por 35 anos, resolvi recomeçar a me exercitar. Primeiro tentei correr, pois este era o exercício e esporte que eu mais praticara na minha juventude. As primeiras tentativas logo evidenciaram que eu estava muito pesado e minhas articulações não suportavam mais o esforço.
            Então me ocorreu que eu poderia melhorar um pouco a minha aptidão física e perder algum peso nadando, pois este exercício minimizaria o impacto do sobrepeso nas minhas pernas destreinadas. Fiz aquele ritual que todo iniciante de natação conhece: peguei uns óculos antigos que havia lá em casa, a touca e a sunga e fui para a piscina. Eu sempre fui um péssimo nadador ou talvez fosse melhor dizer que nunca fui um nadador. Mas força de vontade não me faltava naquele momento. Entrei na água e nadei exatos 25m. Tive que parar e descansar muitos minutos. Depois mais três vezes de 25 metros. Isso foi tudo que eu, autodidata, consegui naquele dia. Mas eu estava determinado a recuperar a minha saúde, pois além de fumante, eu estava sedentário, gordo, hipertenso, com o colesterol elevado e já tinha umas placas de gordura obstruindo as artérias do meu coração. Então eu voltei mais dias lá na piscina e fui gradualmente aumentando a metragem que conseguia nadar em uma sessão. Não estava muito preocupado com a técnica. Curiosamente, lembro claramente do dia em que consegui completar 750 metros. Eu usava as bóias da raia para registrar o número de "voltas" que eu dava na piscina: cada bóia valia 50 metros e quando eu nadei 750 metros foram 15 bóias que eu separei das outras.
            O meu fôlego tinha melhorado muito, mas o estilo... era um desastre. Eu aprendi a nadar da mesma maneira que os meninos da minha idade faziam aqui em Florianópolis: nas praias e por imitação com a cabeça fora da água. Eu não lembro quem eu imitei, mas o cara nadava muito mal!
Iniciei algumas providências para tentar melhorar a forma que eu nadava. Primeiro pedi que me filmassem, depois passei a pedir as opiniões de meus colegas nadadores. Todos me elogiavam, mas eu sempre fui um cara desconfiado dos elogios dos amigos e tinha os vídeos que contrariavam os elogios. Então comecei a ter aulas de natação! Devia tê-lo feito desde o início, pois como nadei muito tempo errado, alguns destes erros se consolidaram muito e atualmente é muito mais difícil de corrigir.
            Mas, um dia eu estava nadando ao lado da equipe de treinamento da UFSC e o papo entre eles era uma tal de travessia que iria acontecer dali a alguns dias. Havia lá no treinamento, como monitoras, três ex-alunas minhas que me incentivaram a participar da prova de 1500 metros. Como nessa época eu nadava todos os dias 1500 metros na piscina, eu achei que dava para encarar com tranqüilidade. Foi o que fiz, fui à praia da Ponta do Papagaio em Palhoça, Santa Catarina, cheguei cedo e me inscrevi na hora como avulso. Foi uma dificuldade para completar aqueles 1500m. A água estava gelada, eu não tinha idéia do ritmo que deveria nadar e cansei logo no início, tinha a correnteza, a falta de experiência, quase pedi para me tirarem da água no meio da prova. Mas, por incrível que pareça, eu gostei. Resolvi treinar para fazer aquilo melhor. Enfim fiz a coisa certa. Contratei um treinador!
            Um belo dia cheguei à conclusão que poderia nadar as provas de 3000m, depois passar para 5000 foi um pulinho. Então, depois de ter nadado 90 provas no mar, em rios, lagos e lagoas, algumas em condições extremamente adversas surgiu a oportunidade de participar do desfio de nadar 10.000 metros. Topei de cara! Como era possível nadar em duplas, convidei a Solange Benz que também é uma nadadora de resistência e ela aceitou nadar junto comigo. Para nos acompanhar com um caiaque e nos orientar técnica e taticamente o Hugo Dodl gentilmente se ofereceu.
            O desafio começou em uma lagoa localizada no município de Paulo Lopes em Santa Catarina e depois descemos pelo Rio da Guarda que nasce nesta lagoa e desemboca no mar na localidade chamada de Guarda do Embaú.
Todos os nadadores antes da largada
            Então, sábado cedinho estávamos no local de onde sairíamos para a largada. Embarcamos todos em um barco de madeira tipo baleeira, que tem este nome do tempo em que eram usadas para caçar baleias, mas o barquinho recusou-se terminantemente a navegar apesar dos esforços do "seu lindinho". Neste caso, plano B: carona em todas as embarcações que estavam disponíveis.
            Depois de algumas breves instruções largamos. Logo de saída, o nosso caiaqueiro, acidentalmente atropelou a minha parceira Solange, o que não a impediu de continuar. Logo atingimos o ritmo que queríamos. Nós, eu a Solange e o Hugo havíamos combinado que os nossos objetivos seriam três, na seguinte ordem: completar o percurso todo, nadar dentro do tempo preestabelecido e sair com os ombros ilesos para poder participar de outros desafios. Então mantivemos um ritmo forte, mas suportável. Também tínhamos combinado parar a cada hora para reidratar e repor as calorias. Mesmo sem sentir necessidade fomos disciplinados e fizemos as paradas combinadas.
            Nós havíamos consultado a tábua das marés e a previsão era que ela enchesse durante a prova. Sabíamos que se isso gerasse uma correnteza contra a nossa direção que era descendo o rio, as dificuldades seriam maiores. Todavia, havia chovido muito nos dois dias anteriores na foz do rio e isto não só neutralizou a subida da maré como ainda criou um fluxo favorável para nossa descida. Então, completamos o percurso dentro do tempo previsto e inteiros. 
Almoço de confraternização - Vitória. Solange, Hugo e Osni

           Depois foi só comemorar com os amigos. Á noite fui me despedir dos organizadores - www.travessias.com - disse pra eles que tínhamos dado o primeiro passo rumo ao Canal da Mancha. Todos riram muito!
Assista o vídeo do desafio aqui: http://www.youtube.com/watch?v=vuPXvfDBUWc
Mais fotos deste evento você pode ver aqui:Desafio 10 Km Natacao11/02/12 Guarda Do Embau Santa Catarina

Comentários

  1. Parabéns Osni ! Canal da Mancha se é um sonho, corre atrás que vc realiza com certeza. Por enquanto, que tal a 14 BIS em novembro? É um desafio e tanto tbm.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Seu relato é um grande incentivo para mim! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História da Natação

Elias Salim Achar, o mascateiro libanês

Dicas para travessias ou maratonas aquáticas natação de águas abertas